Como cuidar das lentes de contato e evitar complicações?

O cuidado com os olhos deveria ser uma das maiores preocupações dos brasileiros. Porém, ao contrário do que deveria ser, muita gente não leva isso tão a sério, o que acaba trazendo prejuízos graves à visão. O ceratocone, por exemplo, é uma doença relacionada ao mau uso das lentes de contato. Cuidar bem dessas “companheiras” do dia a dia pode te ajudar a evitar muitas complicações, como as infecções na córnea.
Além dos cuidados diários que precisamos ter (já listamos alguns nesse post), devemos redobrar a atenção quando se trata de lentes de contato. Entre os erros mais comum das pessoas que fazem uso das lentes estão: esquecer de tirar para dormir, manipular sem lavar as mãos, não guardam no local correto ou até mesmo não trocam o estojo a cada quatro meses.
São cuidados pontuais, que podem fazer a diferença na saúde dos seus olhos. Alguns podem até parecer banais, mas é aí que as pessoas são enganadas, já que pensam que cometer o erro uma ou outra vez não irá prejudicar seus olhos. Porém, esses erros pontuais, muitas vezes acabam virando rotina, prejudicando muito a saúde visual! Confira uma lista com algumas dicas que irão te ajudar muita nessa função:
  1. Sempre lavar as mãos antes de manipular as lentes.
  2. Trocar o estojo a cada quatro meses.
  3. Retirar as lentes antes de remover a maquiagem, ou quando usar spray de cabelo.
  4. Retirar as lentes durante viagens aéreas por mais de três horas.
  5. Não entre no mar ou piscina usando lentes de contato.
  6. Respeite o prazo de validade.
  7. Jamais dormir com as lentes!

Leia também