Saiba o que é a Herpes Ocular e como prevenir

Você sabia que existe a Herpes Ocular? Isso mesmo, essa doença, que é conhecida por atingir os lábios e genitais, também pode causar muitas complicações, caso atinja os olhos. Uma pessoa infectada geralmente apresenta olhos vermelhos e lacrimejantes, dor ocular, visão turva, ardência, irritação com a luz e sensação de corpos estranhos nos olhos.
A doença apresenta-se, na maioria dos casos, em apenas um dos olhos e com sintomas semelhantes aos da conjuntivite. No entanto, pode causar irritação ou inflamação nas córneas. Por isso, é importante que a identificação por parte do médico seja realizada assim que surgirem os primeiros sintomas.
A transmissão da Herpes ocular acontece com contato direto com bolhas ou úlceras com líquidos causados pelo vírus. Isso pode ocorrer através das mãos, por exemplo, que entram em contato direto com os olhos. O vírus entra em nosso organismo através das mucosas oral ou nasal e fica alojada nos nervos até que a imunidade do corpo caia. Por isso, para prevenir, higienize sempre as mãos!
O tratamento geralmente é feito com medicamentos antivirais de uso oral, ou então com colírios ou pomadas. Porém, antes de fazer uso, consultar seu oftalmologista é fundamental!

Leia também