Saiba o que é a retinopatia diabética e como prevenir

Você sabia que o portador de Diabetes tem 25 vezes mais risco de perder a visão do que os demais? Por isso, os cuidados devem ser redobrados, já que a alta taxa de açúcar presente no sangue pode ocasionar lesões nos vasos do olho, provocando uma doença que pode levar à cegueira: retinopatia diabética.
Progressiva, a retinopatia diabética atinge 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos. Os vaso sanguíneos dos olhos, como são sensíveis, podem se romper e liberar sangue na cavidade vítrea, causando o obscurecimento, ou até mesmo a perda de visão em casos mais avançados. Pode acontecer também de o fluído sanguíneo exsudar para a região macular e provocar um edema.
Os portadores do diabetes tipo 1 e 2 têm grandes chances de desenvolver retinopatia diabética.  É importante fazer exames pelo menos uma vez ao ano, pois a doença começa a se apresentar de acordo com a evolução do diabetes. Por isso, o acompanhamento se faz necessário, para impedir a progressão. 
Os sintomas da retinopatia diabética são manchas, distorção ou perda de visão. Porém, os estágios iniciais não apresentam sintomas visuais, somente um exame com a pupila dilatada poderá mostrar alguma alteração. Portanto, como já dissemos, é importante ir regularmente ao oftalmologista. 

Leia também